Prefeitura de Salvador anuncia plano de contingência contra varíola dos macacos

Com nove casos confirmados de “Monkeypox”, doença conhecida como varíola dos macacos em Salvador – e outros três no interior do estado – a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da capital baiana anunciou, nesta quarta-feira (3/08), um plano de contingência na capital. O plano conta com ações de monitoramento, atendimento e tratamento da doença em Salvador.O anúncio foi feito pelo secretário Decio Martins Mendes Filho ao lado da equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). De acordo com o secretário, dos nove casos confirmados em Salvador, quatro já são considerados curados.

Além disso, outros 43 casos estão em análise. Dentro do plano de contingência, a partir da próxima segunda-feira (8/08), as unidades básicas de saúde da capital passam a receber pacientes com suspeita da doença.
A médica infectologista Adielma Nizarala, da SMS, destaca que o plano visa evitar um aumento de casos na capital e destaca para os sintomas, que devem levar as pessoas a procurarem atendimento.

“Sintomas como dor de cabeça, exaustão, podem ser confundidos com de outras de doenças, mas a erupção de bolhas, que as vezes podem até confundidos com um pelo encravado, então, uma ou duas bolhas no corpo já é suficiente para procurar um posto de saúde”, disse.
A varíola do macaco pode ser transmitida pelo contato com fluidos corporais, secreções respiratórias, lesões na pele ou mucosas de pessoas infectadas.
Há também o risco de contaminação pela utilização de materiais contaminados, como toalhas, roupas de cama e utensílios domésticos contaminados e/ou contato com animais infectados pelo vírus.

Apesar de não haver tratamento específico ou vacina para a varíola do macaco, a OMS afirma que a vacina para a varíola humana mostrou ser 85% eficaz para prevenir casos da doença. Recentemente, Estados Unidos, Alemanha e França anunciaram que irão implementar planos de vacinação como precaução.
Ao apresentar os sintomas da doença, a orientação da SMS é que o paciente busque uma unidade de urgência e emergência.

Reportagem por G1
Imagem Google

Deixe um comentário